quinta-feira, 14 de maio de 2015

Design de Sobrancelhas

Olá pessoal...

Hoje vou fugir um pouco da sequência de micropigmentação e inserir um assunto sobre o qual já deveria ter falado.
Muitas pessoas me ligam e querem saber sobre os serviços que realizo, e ao explicar alguns desses serviços utilizo muito o termo "design de sobrancelhas" e percebo que muitas pessoas não sabem bem o que consiste isso, então resolvi explicar o que seria o Design de Sobrancelhas, certo?


DESIGN é um termo em inglês que significa criar, projetar, conceber entre outros sinônimos...
Partindo desses significados, o termo entrou no Brasil submetendo-se à desenho.


No ramo da beleza, foi estabelecido um conjunto de "passo a passo" para capacitar pessoas a manipular os pelos das sobrancelhas a fim de obter desenhos que deixem uma aparência mais agradável e harmoniosa. Esse conjunto ficou conhecido como DESIGN DE SOBRANCELHAS.

Confira as regras gerais do design de sobrancelhas:

Passamos linhas (com um lápis ) para estabelecer limites de onde devem haver pelos:
1. do canto do nariz até o canto externo do olho, para marcar o final da sobrancelha;
2. do canto do nariz até o meio da Íris (a famosa "bola do olho") para marcar o ponto alto;
3. do meio da aba do nariz até o canto interno do olho, para marcar o início da sobrancelha;





Você delimita esses limites, faz pequenos tracinhos pra marcar e o que estiver depois desses tracinhos você tira, com cera, com pinça, com lâmina, enfim... com o instrumento que o profissional costuma trabalhar .Outro instrumento bastante utilizado pelos designers de sobrancelhas para conferir as medidas é o paquímetro.


Outra forma é:

No geral as sobrancelhas medem 5 cm, então outra forma que tenho conhecimento, e que já vi sendo ensinando em muitos cursos de design é que do início da sobrancelha até o ponto alto deve ter 3 cm e do ponto alto até o final 2 cm, meça com o paquímetro. Algumas sobrancelhas medem mais que isso, então é possível fazer uma proporção onde do início da sobrancelha até o ponto mais alto seja 2/3 (dois terços) e desse ponto até o final da sobrancelha corresponda à 1/3 do comprimento total.


Mais outra forma é:

Demarcar os limites e tentar encaixar o molde de sobrancelhas mais adequado ao rosto, tentando aproveitar o máximo de pelos, pintar com um lápis escuro, retirar o molde e retirar os pelos que estiverem fora do desenho.



Como eu disse essas são algumas regras gerais, mas cada pessoa possui características peculiares e por isso existem outras coisas a se considerar, falhas por exemplo (assunto pra outro post). Enfim, as formas mais comuns e simples de se modelar uma sobrancelha são essas.

Bom gente, por hoje é isso.
As informações contidas neste post servem até de dicas para manter por mais tempo o design de suas sobrancelhas, mas após algum tempo elas irão perdendo a forma e o ideal é que procure um profissional.

No próximo post também vou falar sobre DESIGN DE SOBRANCELHAS, trazendo informações provenientes da experiência da minha caminhada como eyebrow's designer.

Vocês conseguiram compreender?

Se ainda restarem dúvidas, deixem-nas aqui nos comentários que responderei, viu?
Abraços!





terça-feira, 12 de maio de 2015

MICROPIGMENTAÇÃO x TATUAGEM X MAQUIAGEM DEFINITIVA X IMPLANTE

Olá gente, boa tarde!

Bom, em muitas cidades do nosso Brasil, a dermopigmentação ainda não está muito difundida, existem muuuuuuitas pessoas, mas muitas meeeeesmo que nunca ouviram falar e por isso não sabem que maravilhas ela pode fazer por nós.

Daqui pra frente vou postar imagens dos resultados desse procedimento, conforme formos realizando aqui na clínica.

MAAAAS... hoje, o post é pra ajudar a minimizar algumas confusões referentes aos diferentes nomes de procedimentos realizados na pele. Vou tentar ajudá-los a compreender diferenças se houverem ou mesmo explicar cada um deles.

Então vamos lá...

TATUAGEM
Técnica muito antiga de implantar pigmentos na pele, tão antiga que os pigmentos utilizados contém metais pesados, o que também contribui para nunca mais saírem do nosso organismo. Além disso, a principal característica da tatuagem em relação a micropigmentação é a PROFUNDIDADE, não esqueçam.
Implantar o pigmento abaixo da camada basal da pele é o que faz da tatuagem um procedimento de resultado definitivo, pois essa camada é onde as células epidérmicas são produzidas. Ou seja, as células da nossa pele se renovam continuamente, e são "empurradas" até a camada córnea (mais externa, esta que tocamos), esse processo é cíclico. Então se o pigmento implantado ficar abaixo dessa camada, as células podem se renovar sempre, que o pigmento continuará ali e NUNCA, NEVER, saíra da sua pele.

MAQUIAGEM DEFINITIVA
É uma tatuagem em forma de maquiagem, tanto que ela é permanente. A maquiagem definitiva é utilizada para contornar e delinear olhos e desenhar sobrancelhas. Porém os pigmentos, equipamentos, materiais e técnicas são os mesmos utilizados pelos tatuadores.
Muitos estudos são sempre realizados, e com o passar do tempo, descobertas surgem a respeito de tudo.
Então, com muitos estudos, pesquisas e observações, foi possível notar que partindo do mesmo princípio, essa técnica poderia ser aprimorada, aplicando conceitos da colorimetria, e assim conseguiríamos obter resultados mais delicados e naturais.Surge assim a chamada MICROPIGMENTAÇÃO, nosso próximo tópico.

MICROPIGMENTAÇÃO
A mais nova técnica utilizada para aperfeiçoar ou criar traços. Pode ser realizada em diversas regiões do corpo e com as mais variadas finalidades (definindo-a com Estética ou Paramédica, assunto para os próximos posts).
É realizada acima da camada basal, por isso é atingida pelo processo de renovação celular e sofre clareamento, o que a torna semipermanente e não definitiva, de fato, o que é ótimo, pois é possível se adequar a realidade da pele que com o passar do tempo mais ficando mais flácida, e o desenho poderia adquirir um formato caído.
Na micropigmentação utiliza-se conceitos bem aprofundados de colorimetria, por isso seus resultados devem ser mais sutis e naturais, a fim de evitar variações de cores em áreas aplicadas. 

IMPLANTE
É realizado por cirurgião plástico especializado em transplante capilar, essa modalidade tem duração de algumas horas, internação, etc... é uma cirurgia.
Consiste em retirar a raízes dos pelos de outra região chamada de região doadora e transplantá-la para a região desejada. Os pelos vão crescer normalmente no novo local, como se fossem nativos dali. Podem cair mas nascerão novamente, pois não se implantou apenas o pelo, mas sim o folículo do pelo, sua raiz.


RESUMINDO....

1. Tatuagem é permanente, é feito por profissional tatuador.

2. Maquiagem Definitiva é permanente, é feito também pelo profissional tatuador, ou pelo menos deveria, já que é tatuagem.

3. Micropigmentação e Dermopigmentação (ou pigmentação e até dermomicropigmentação, acreditem, já vi esse termo! ) são o mesmo procedimento e não são de duração permanente. Outro termo pela qual ficou conhecida popularmente é "sobrancelha definitiva". Deve ser realizado por profissional Micropigmentador.

Então é isso, espero ter tirado as dúvidas que pairam sobre esse assunto.
Se algumas dúvidas ainda permanecerem, perguntem nos comentários que tentarei saná-las.

Um abraço! Até o próximo post... :-)

quarta-feira, 6 de maio de 2015

Micropigmentação ou Dermopigmentação. O que é?

DEFINIÇÃO

Micropigmentação (ou dermopigmentação), é o nome que se dá à técnica de implantar pigmentos na pele com o intuito de definir ou realçar traços e melhorar o aspecto estético através de instrumentos como agulhas, dermógrafo e pigmentos. Pode ser feita em diversas regiões do corpo, tais como sobrancelhas, contornos de olhos e lábios entre outras regiões.

Muitos chamam de maquiagem definitiva, tatuagem, até confundem com implante, enfim...
Mais pra frente vou postar as diferentes nomenclaturas e explicar as diferenças, o que são e dizer quais nomes se referem ao mesmo procedimento.

PIGMENTOS

Os pigmentos usados nesse procedimento são, preferencialmente de origem inorgânica (óxido de ferro ou dióxido de titânio), pois assim obtemos resultados menos brilhantes e intensos proporcionando um aspecto mais natural. A principal substância encontrada nesses pigmentos existem no nosso organismo por isso sua utilização pode causar um risco muito menor de irritações.

DURABILIDADE

Dependendo da rotina e dos cuidados tomados por quem se submete à micropigmentação, a durabilidade pode variar entre 1 a 2 anos, lembrando que nesse período a área sofrerá um clareamento e então será necessário fazer retoques para que se obtenha traços sempre muito bem definidos.


A micropigmentação esta aí e pode fazer muito pelo nosso bem estar e autoestima, mas lembre-se sempre de fazer este procedimento com profissionais realmente qualificados. Se você não conhece um logo de cara, então pesquise, procure referências, tente entrar em contato, peça fotos, tire suas dúvidas para não se arrepender depois, afinal existem muitas pessoas fazendo esse trabalho por ai, agora o mais difícil é alguém que lhe ofereça segurança e resultados satisfatórios, então, FICA A DICA!