Olá, estamos de volta.
O nosso papo de hoje é sobre a pele, já que nas próximas postagens vamos falar sobre a dermopigmentação, e para que possam compreender bem é necessário conhecer um pouco mais sobre esse órgão que recobre todo o nosso corpo.
Vamos começar?
A pele é um órgão, sim, e o maior órgão do nosso corpo.
Ela é dividida em três camadas: a epiderme, a derme (ou mesoderme) e a hipoderme (ou endoderme).
A epiderme é a camada mais externa, protegendo o nosso organismo do meio e é através dela que podemos ter sensações como frio, calor, pressão, dor, tato, entre outras funções vitais.
A derme (ou mesoderme) é a camada intermediária, onde originam-se as glândulas responsáveis pela produção de sebo e suor; as raízes do pelos; as terminações nervosas; as fibras de colágeno e elastina e os vasos sanguíneos.
A hipoderme (ou endoderme) é a camada mais profunda onde ficam situadas as células de gordura. Essa camada funciona como um protetor contra traumas físicos e é onde se armazena calorias, ajuda também no isolamento térmico.
É muito importante ressaltar que entre a epiderme e a derme existe a lâmina basal, é como se fosse uma fileira de células, e estas são responsáveis pela renovação celular, ou seja, através dela novas células são geradas e então as mais envelhecidas vão sendo empurradas até desprenderem-se totalmente. Esse processo explica a durabilidade de procedimentos como a tatuagem e a micropigmentação, por exemplo, cujas diferenças explicaremos mais à frente.
Compreender bem essas informações é fundamental para entender o porquê de muitas coisas relacionadas a nossa pele. Esperamos ter ajudado.
Agora ficamos por aqui, até o próximo post!
Nenhum comentário:
Postar um comentário